Central Diagnóstica Campinas - Cendicamp

EXAME - Cintilografia do Miocárdio

Cintilografia do Miocárdio

Descansar bem na noite anterior.
Reservar o dia todo para o exame.

Descrição

É um exame que avalia o fluxo sanguíneo pelas artérias que nutrem o coração (coronárias) e sua distribuição no músculo cardíaco. O exame é feito em duas etapas, uma etapa de repouso e outra de esforço, físico ou farmacológico, a critério médico. O material radioativo utilizado para fazer as imagens (SESTAMIBI-99mTc) não é contraste, não provoca reação, não é prejudicial à saúde e a exposição à radiação é muito pequena.

Preparo

Não é necessário jejum. Se o exame for à tarde, almoçar pelo menos 2 horas antes do exame com alimento de fácil digestão. Suspender o uso do café, chocolate e alimentos que contêm cafeína e teofilina (chá mate, chá preto, refrigerantes, bolo e bala de café, etc.) e bebidas alcoólicas 24 horas antes do exame Alguns medicamentos não devem ser tomados 03 dias antes do exame, mas apenas sob autorização de seu médico: 1) Beta-bloqueadores: Propanolol, Atenol, Atenolol, Seloken, Angipress, Tenoretic, Inderal, Tenadrem, Corgard, Sotacor, Lopressor. 2) Bloqueadores de canais de cálcio: Cardizem, Diltiazem e Balcor. 3) Nitratos (suspender por 24 horas): Isordil, Sustrate, Monocordil, Isossorbida e Socord. Medicamentos que contenham cafeína: suspender 24 horas antes do exame, sob orientação de seu médico. Outros medicamentos: suspender por 24 horas o Dipiridamol (Persantin) e por 36 horas Aminofilina, Teofilina e Xantinas, também sob autorização de seu médico. Se possível, trazer por escrito todos os medicamentos que faz uso. Trazer roupa adequada para o exame: agasalho esportivo, short ou bermuda, usar tênis ou sapato com sola de borracha. Estes são recomendados para realizar o teste ergométrico (esteira/bicicleta). Trazer exames cardiológicos recentes (cateterismo, principalmente). Confirmar sua presença no dia anterior. Em caso de desistência, favor comunicar-nos com máxima urgência.

Como é feito

O exame é realizado em duas etapas: 1ª etapa repouso: Após sua chegada à clínica, será feita uma entrevista médica e você será encaminhado para a sala de injeção. Uma pequena quantidade de material radioativo (traçador) será injetado na sua veia. Em seguida, é recomendado que aguarde em torno de 40 minutos a 1 hora para que o material se concentre satisfatoriamente no coração e o excesso seja eliminado pelo fígado e intestino. Para acelerar a eliminação, sugerimos também que o paciente se alimente. Isso melhora a qualidade da imagem. Após esse período, você vai ser encaminhado para a sala de exame e posicionado na maca onde permanecerá deitado por aproximadamente 15 minutos. Neste período o aparelho vai girar em sua volta. 2ª etapa esforço: Após o término da primeira etapa, você será encaminhado para realizar o teste ergométrico (esteira/bicicleta), acompanhado por um cardiologista. Inicia-se o exercício e no pico do esforço é injetada a segunda dose do mesmo traçador, numa veia previamente puncionada. Aproximadamente 1 hora após o término do teste ergométrico, será realizada a obtenção de novas imagens (o que chamamos de imagens de stress) no aparelho cintilográfico. Estas imagens também demoram em torno de 15 a 20 minutos para serem realizadas. Algumas pessoas não podem realizar exercício físico ou não conseguem atingir a freqüência cardíaca desejada. Nesses casos é feito o stress farmacológico, que consiste em injetar uma medicação (dipiridamol) na veia durante 4 minutos e em seguida, o traçador. Esta injeção simula o esforço físico.

 
 

Central Diagnóstica de Campinas, Rua Dr. Barros Monteiro, 348, Guanabara, Campinas, SP, CEP 13073-240
Telefone: (19) 3345-1700 | e-mail: contato@centraldiagnostica.com.br