Central Diagnóstica Campinas - Cendicamp

EXAME - Cintilografia de Tireóide

Cintilografia de Tireóide

É um exame que utiliza uma pequena quantidade de material radioativo (traçador) com o objetivo de avaliar a função da tireóide. O material radioativo utilizado (pertecnetato) não é contraste, não provoca reação, não é prejudicial à saúde e a exposição à radiação é muito pequena.

Preparo

Medicamentos que devem ser suspensos por 30 dias: Puran T4, Tetroid, Syntroid, Euthyrox, Levoid e aqueles que contenham como princípio ativo a amiodarona. Medicamentos que devem ser suspensos por 15 dias: T3. Medicamentos que devem ser suspensos por 7 a 10 dias: Propiltiouracil (PTU), Tapazol, Xaropes para tosse, Butazona, Cortisona. Alimentos que contenham iodo, tais como peixes marinhos (bacalhau, etc), camarão, frutos do mar e algas devem ser evitados por 10 a 14 dias. Produtos industrializados que contenham iodo: tais como base para unhas, esmalte, devem ser evitados por 15 dias. Outros produtos que contenham iodo: tais como tintura para cabelos, bronzeador e álcool iodado, devem ser evitados por 30 dias. O paciente não deve ter realizado exames radiológicos com contraste iodado ou exame ginecológico Papanikolau, nos últimos 3 meses.

Como é feito

Após sua chegada à clínica, será feita uma entrevista médica e você será encaminhado à sala de injeção onde uma pequena quantidade de material radioativo (traçador) é injetada na veia. Depois da injeção você deverá aguardar em torno de 15 minutos e será encaminhado à sala de exame, onde será posicionado na maca do aparelho. Serão adquiridas imagens da tireóide num período de 15 a 20 minutos.

 
 

Central Diagnóstica de Campinas, Rua Dr. Barros Monteiro, 348, Guanabara, Campinas, SP, CEP 13073-240
Telefone: (19) 3345-1700 | e-mail: contato@centraldiagnostica.com.br